Educação Infantil

O objetivo geral do trabalho é contribuir para que as crianças tenham um desenvolvimento integral de suas potencialidades. Para que isso ocorra é fundamental uma das principais características da educação Montessori que é o agrupamento.

O agrupamento de classes consiste em ter no mesmo ambiente crianças de 2 ou 3 idades diferentes criando um ambiente social que se assemelha a uma família, estimulando a liderança natural nos mais velhos que servem de modelo para os mais novos tendo a oportunidade de se desenvolver de forma plena. Sendo assim, as crianças na mesma etapa de desenvolvimento (e não idade) realizam as mesmas atividades em horários diferentes, ou atividades diferentes num mesmo horário, evitando-se disputas ou comparações.

Nido

"Ninho dos Bebês"

Fase de extraordinário desenvolvimento da inteligência, decisiva para evolução psíquica. O bebê conquista o seu Mundo através do movimento e dos órgãos dos sentidos.

Aulas especializadas

Bases disciplinares

Agrupada I

Os objetivos são o conhecimento e o controle de si mesmo e suas relações em grupo. Há uma elaboração maior do pensamento para estruturar melhor a linguagem oral. As experiências vividas através dos órgãos dos sentidos trarão um grande desenvolvimento da fala e das habilidades corporais.

Aulas especializadas

Bases disciplinares

Agrupada II

Fase de grande aquisição motora, perceptual e de maior interesse por suas conquistas. Neste agrupamento serão formalizados muitos conteúdos que foram intuídos na fase anterior. Há um grande despertar para leitura, escrita e os numerais.

Aulas especializadas

Bases disciplinares

Ensino Fundamental

Nesta fase do ensino, todos os princípios do método Montessori funcionam em união, para que a criança se desenvolva de forma completa e equilibrada.

escola montessori niterói - aluna desenhando letra

Primeiro Ano

A partir dos seis anos, a criança apresenta grandes transformações e estão prontas para saciar sua curiosidade em relação ao mundo que a cerca.

Há um movimento enriquecedor em classe, muitos tipos diferentes de atividades acontecem ao mesmo tempo, e a criança é livre para escolher fazer um trabalho produtivo de seu “menu de atividades”, que é personalizado.

Aulas especializadas

Bases disciplinares

Segundo Ano

Já possuem bagagem suficiente para desenvolver a sistematização da linguagem oral e escrita. Neste nível, as crianças se apaixonam pelo estudo da matemática e se encantam com a origem do universo.

Aulas especializadas

Bases disciplinares

Terceiro Ano

Os textos literários ganham mais volume e a cobrança pela leitura oral com fluência e leitura interpretativa ganham ênfase. O raciocínio lógico matemático é bem explorado e o conhecimento de mundo já é familiar.

Aulas especializadas

Bases disciplinares

Quarto Ano

A Língua Portuguesa é integrada a todas as áreas de estudo, tornando-se importante ferramenta de pesquisa, registros e apresentações orais. A ligação natural com o ambiente e os fatos do cotidiano torna a Matemática e a Geometria uma aprendizagem lógica e com sentido. E a área de Conhecimento de Mundo amplia ainda mais a curiosidade e o pensar criticamente.

Aulas especializadas

Bases disciplinares

Quinto Ano

É o momento das grandes produções escritas empregando corretamente as palavras com as devidas concordâncias. A análise morfológica e sintática das frases é bem trabalhada. Estudamos os sistemas comparados e a história de Niterói. Contextualizamos a matemática e este momento já é de grande abstração. Concluída esta etapa, estamos prontos, com bases concretas para aprendermos os conteúdos abstratos que virão na próxima fase: “O fundamental II”.

Aulas especializadas

Bases disciplinares

Vida Prática

Nossa educação não se destina a impedir, mas a intensificar e aperfeiçoar.

Os exercícios como enrolar um tapete, lavar uma pequena bacia ou o chão, colocar a mesa, abrir e fechar gavetas, portas ou janelas, colocar uma sala em ordem, arrumar as cadeiras, etc. colocam o corpo todo em movimento, proporcionando coordenação motora, possibilidade de criar, desenvolvendo vários aspectos da inteligência de uma criança como: concentração, zelo, autoestima, ordem, confiança, independência e responsabilidade.

Linguagem Sensorial

A educação sensorial é constituída por uma série de materiais agrupados segundo uma determinada qualidade de suas estruturas, tais como cor, forma, dimensão, som, peso, temperatura, etc.

A criança tem possibilidade de manusear diversas vezes objetos com objetivos bem definidos que irão prepara-la para o desenvolvimento da mente matemática.

Iniciar conversa
Precisa de ajuda?
WhatsApp Prisma
Olá!
Podemos ajudar?