Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit.

Trabalhando com os materiais montessorianos

 

“Crianças de diferentes idades trabalham juntas em uma atmosfera de cooperação, ao invés de competitividade."
Maria Montessori

 

 

Você sabia que é através dos sentidos que a criança toma conhecimento do mundo?

 

 

O uso da Matemática está em todos os momentos na vida de uma criança! Como fica mais fácil a matemática para as crianças quando tem o apoio de materiais concretos para construírem os conceitos.

 

 

Este é o processo para ensinar ciências às crianças pequenas. A observação do real e a atitude de amor e cuidados com a natureza são as primeiras competências a serem desenvolvidas.

 

 

"Primeiro amar as plantas, depois cuidar das plantas, depois estudar as plantas...".
Meg Fedorivicz

 

Banho do bebê

A professora Christine convidou os pais da aluna Manuela Awata para realizar a atividade do “Banho do Bebê” com seus amigos em sala. Um dos objetivos dessa atividade é trabalhar a linguagem com o enriquecimento do vocabulário, onde as crianças aprendem no concreto os nomes dos objetos utilizados durante o banho. O Banho do bebê constitui um dos enfoques de Conhecimento do Mundo, no item Identidade.

 

 

Que soninho gostoso!!!

Não é de hoje que educadores e neurocientistas têm batido nessa tecla: dormir bem é imprescindível para um bom desempenho escolar. Horas reduzidas de sono não só afetam a capacidade de concentração, influenciam o humor e alteram a disposição: elas também prejudicam a consolidação do que é aprendido em sala de aula.

 

 

Vida Prática no Ensino Fundamental cumpre duplo papel: aperfeiçoa as habilidades motoras finas e possibilita o aprendizado de atividades que serão úteis na resolução de problemas do dia a dia.

 

Autonomia e independência são aspectos que a educação montessoriana estimula nas crianças desde cedo, nos mais variados ambientes em que elas circulam.